como eu e a Pra. Suze adoramos tapioca!!!!
toda vez que vamos ao Termas dos Laranjais é de praxe, comermos tapioca doce! Oh Jesus.
Então, Pra. Suze, essa receita é pra vc testar aí em casa (ou melhor, no apê), depois nos conta aqui como ficou! (vou adorar)
Mas antes de falar da receita em si, pesquisei no Wikipedia sobre a tapioca, até porque conhecermos a origem dessa delícia brasileira é muito edificante.
A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.
Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo.
O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi.
Esta palavra tupi se refere ao processo pelo qual o amido é feita comestíveis e passou um se referir a processos de preparo similares.
Quer saber mais sobre a tapioca, clique aqui.
Tapioca Tradicional:
Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) farinha pra tapioca
1 colher (sopa) bem cheia de coco ralado
1 colher (sopa) de leite de coco
Recheio:
leite condensado
fatia de queijo minas ou coalho e tudo mais que você imaginar!!!
Modo de Preparo :
Misture a farinha (ou polvilho), o coco ralado e o leite de coco em uma tigela.
Aqueça uma frigideira antiaderente, utilizando uma peneira coloque uma camada fina ( como panqueca) da mistura na frigideira e deixe aquecer por aproximadamente 2 minutos .
Com a massa ainda na frigideira coloque o recheio (queijo ou chocolate e etc) até ficar molinho e cubra com leite condensado ou outra cobertura de seu gosto, enrole e sirva.
Tapioca de café:
Ingredientes:
Massa:
500 g de polvilho doce
350 ml, aproximadamente, de café de coador (resfriado)
1 pitada de sal
Recheio:
500 g de doce de leite
300 g de chocolate amargo ralados (60% de cacau ou mais)
Para finalização:
Calda de chocolate
Raspas de chocolate
8 bolas de sorvete de canela
Modo de preparo:
Hidrate a massa com o café e uma pitada de sal; a quantidade de liquido pode variar de acordo com o polvilho. Depois, peneire a massa, espalhe-a na tapioqueira (frigideira) e aguarde até que fique firme. Espalhe o doce de leite e o chocolate ralado a gosto. Espere alguns instantes para o recheio esquentar e feche a tapioca. Finalmente, sirva com o sorvete de canela e decore com a calda e as raspas de chocolate.
Dica:
Se a massa ficar borrachuda, significa que ela está muito úmida e é necessário acrescentar um pouco de polvilho. Já se estiver quebradiça, precisa de mais liquido-- adicione assim um pouco mais de café.
Bom, tá aí, Pra. Suze, não preciso dizer mais nada, né?
Abraços a todos!
Pr. Júlio César
Pr. Júlio,
ResponderExcluirque delícia de receita, já fiquei com água na boca, kkkkk....
me aguarde que em breve farei a tapioca pra nós, ou melhor, vou tentar faze-la e se ficar bom, voltarei aqui para dizer se deu certo.
Fique com Deus!
Pra. Suze Cristina