Ontem assistimos ao filme "True Grit" (Bravura Indômita).
O filme é uma adaptação do romance de Charles Portis de 1968, que já havia sido adaptado para o cinema em 1969, estrelado por John Wayne.
O enredo muito bom, conta a história de uma menina de apenas 14 anos, Mattie Ross (Elizabeth Marvel) que perde o pai num assassinato brutal.
Ela deixa a mãe e seus irmãos para buscar o corpo do pai e também resolver negócios da família que o pai deixou, além de buscar a "vingança".
O ator Jeff Bridges faz o papel do U.S. Marshal Rooster Cogburn, um homem com um passado difícil, deixado pela mulher que passa a trabalhar para o Estado (Governo Norte Americano) buscando foras da Lei.
Já o ator Matt Damon faz o papel de um Ranger do Texas, que diga-se de passagem, o fez com muita perfeição, o qual se junta a Cogburn na caçada do autor do assassinato do pai de Mattie Ross (Frank Ross).
Ficha técnica:
Direção: Joel e Ethan Coen
Produção: Joel Coen, Ethan Coen, Scott Rudin, Steven Spielberg
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Narração: Elizabeth Marvel
Elenco original: Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin, Hailee Steinfeld, Barry Pepper,
Gênero: Faroeste
Música: Carter Burwell
Cinematografia: Roger Deakins
Edição: Roderick Jaynes
Estúdio: Scott Rudin Productions, Skydance Productions, Mike Zoss Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Análise teológica do filme:
No aspecto teológico, apesar do filme abordar o cristianismo (metodistas), também fala sobre a maçonaria, além de mostrar o que a vingança traz na vida das pessoas (veja o filme e entenda ao final o que acontece com a garota Mattie) - não vou contar o final do filme, né?
Outra coisa que chama a atenção é para a trilha sonora do filme, baseada no Hinário Cristão (Harpa), com músicas como: Mais perto eu quero estar.
A questão da "vingança" mostra bem que o Senhor é quem é a nossa Justiça, não que Mattie estivesse errada ao tentar penalizar o autor do delito, mas para a concepção da época em que o filme retrata tudo era dessa forma: olho por olho, dente por dente (Lei de Talião).
AVALIAÇÃO: NOTA 9
RECOMENDADO: SIM (contém cenas fortes de violência e temática vingativa)
mais informações sobre o filme - wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário